Controle de Projetos

Controle de Projetos. Então quer dizer que minha empresa, não importa o segmento, possui projetos sendo executados o tempo todo?

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Controle de Projetos / Entrega

Vamos lá! Iniciamos falando de empresas que trabalham com projetos.

Você pode me dizer: “Ah! Minha empresa não trabalha com projetos.”
Será mesmo? Vamos pensar fora da caixa.

Projetos podem ser usados para controle da entrega do que foi vendido. Não apenas isso. Sua empresa evolui seu processos? Então controle as ações de melhorias internas da empresa, organização de eventos comerciais, etc.

Ah tá! Então quer dizer que minha empresa, não importa o segmento, possui projetos sendo executados o tempo todo?

Claro! Sua empresa cresce, se modifica, dança conforme as mudanças no globo, no seu país e com base em novos concorrentes que aparecem todos os dias.

É primordial que esse controle seja bem feito, do contrário, não teremos evolução contínua.

E a entrega?

Mas vamos voltar ao nosso foco principal que é a entrega do que acabamos de vender. Para ficar mais palpável, pense em empresas de serviços como consultorias de tecnologia, processos ou pessoas, agências de marketing, o franqueador que precisa controlar a construção ou estabelecimento de uma nova franquia, e muitas outras.

É nessa entrega que boa parte dos relacionamentos se quebram. Principalmente se for algo complexo e demorado. Se considerarmos que a venda efetivamente só se concretizará com a entrega do projeto, entenderemos que a venda não acaba na assinatura do contrato.

Então o uso de uma tecnologia que auxilie a equipe interna no controle e automatize a comunicação, dando visibilidade ao cliente no decorrer do processo é fundamental para manter o bem estar no relacionamento.

Lembre se que, o cliente confiante e acreditando que o trabalho está sendo realizado da forma correta, mesmo que não tenha recebido por completo sua entrega, já é um influenciador e pode indicá-lo.
É claro que, somente a tecnologia não basta.

É necessário se apoiar em processos com a utilização de BPM (Business Process Management), PMI (Project Management Institute), etc.

E não podemos nos esquecer das pessoas, afinal elas são responsáveis pela execução correta dos procedimentos, alimentação da ferramenta de controle e boa comunicação com o cliente. Note que, pessoas bem treinadas e conscientes do seu papel e da importância em toda a cadeia produtiva são fundamentais para a qualidade da entrega e dados que iremos utilizar posteriormente nas análises gerenciais.

Com Sinergia e sem Desculpas

Com o TRIPÉ DA PRODUTIVIDADE em perfeita sinergia, e fundamentalmente uma tecnologia que nos permita análise online, com gráficos de Gantt e alertas programados para cada situação enfrentada, poderemos corrigir o rumo das entregas, identificando atrasos no dia seguinte para cada tarefa do projeto.

Não teremos mais as frases “Não deu para cumprir o prazo.” e passaremos a identificar o “Não será possível cumprir o prazo”.

Dessa forma, conseguiremos tomar ações que resolvam ou ao menos minimizem o problema, mesmo que seja a comunicação ao cliente e exposição de seus motivos.

Ainda sob a ótica da equipe de entrega, as informações extraídas também trarão maior conhecimento de nossa equipe. Podemos destacar produtividade coletiva e individual por tipo de tarefa e projeto, complexidade, falhas no conhecimento, falhas no processo, pontos de melhoria, etc.

Isso só será possível se todas as atividades tiverem suas horas apontadas pela equipe (conceito de Timesheet). Não importa se sua empresa preza apenas pela conclusão no prazo e qualidade.

O fato da equipe apontar o serviço em horas nos mostra os diferentes perfis que temos na empresa, o real custo de cada trabalho x salário dos profissionais envolvidos e muito mais.

Confira o vídeo

Assista ao vídeo que Daniel Selles concedeu entrevista ao Marcio Okabe.

Para conferir a entrevista completa, clique aqui.

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