Funis Fundamentais

Temos que ter sempre em mente que, para excelência de nossas empresas, o processo não termina na venda. São 2 processos, chamados Funis, igualmente importantes que devem ser trabalhados.

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Funis Fundamentais, são eles: Funil Comercial e Funil de Fidelização

Temos que ter sempre em mente que, para excelência de nossas empresas, o processo não termina na venda.

São 2 processos, chamados Funis, igualmente importantes que devem ser trabalhados:

  1. Funil Comercial (Composto pelo processo de Atração e Conversão);
  2. Funil de Fidelização que é composto pela Gestão da Entrega, Gestão de Projetos, Pós Venda e Atendimento ao Cliente;

Captar informações em todos esses estágios da GESTÃO COMERCIAL, nos permite uma melhoria contínua do processo como um todo.

Funil Comercial

Vamos iniciar pelo Funil Comercial, sendo Marketing o topo, ou seja, a ATRAÇÃO DO CLIENTE POTENCIAL, o qual precisa estar perfeitamente conectado ao seu Funil de Vendas, responsável pela conversão em negócios fechados.

Para ficar mais simples nossa Compreensão, faremos uma analogia com algo do nosso dia a dia. Pense em uma mangueira toda furada, conectada à uma torneira. A TORNEIRA É SEU MARKETING, responsável por abastecer sua equipe comercial. A mangueira é seu Funil de Vendas. (clique aqui para saber mais sobre o Funil de Vendas).

Naturalmente, de todas as oportunidades que nos chegam, várias se perdem pelo caminho.

Alguns são só curiosos, outros estão apenas cotando para uma decisão futura, outros até desejam fechar naquele momento, no entanto, por razões financeiras ou mesmo alheias à sua vontade podem desistir ou postergar por meses ou até mesmo anos tal aquisição prejudicando nosso planejamento comercial e consequentemente o fluxo caixa da empresa.

Se desejarmos aumentar nossas vendas, não basta abrirmos bastante a torneira, e nos esquecermos dos furos da mangueira.

Precisamos sim, de uma ação coordenada, aumentando a vazão da água, ou seja, quantidade de clientes potenciais reais, e trabalhar muito bem, nosso funil de vendas (a mangueira) de tal forma que, com menos oportunidades fechemos mais negócios.

Com maior volume de clientes potenciais reais à disposição de nossa equipe comercial, nos concentraremos agora nas ações que nos levarão ao fechamento, nos concentraremos no FUNIL DE VENDAS.

Funil de Fidelização

PRECISAMOS MANTER NOSSOS CLIENTES e acima de tudo, que os mesmos estejam satisfeitos. Se tivermos muitas perda de clientes, apesar de melhoramos muito nossas vendas, não cresceremos de forma sadia!

É fato, e temos inúmeros artigos e pesquisas encomendadas e amplamente divulgadas no mundo, mostrando que a manutenção de clientes satisfeitos é responsável por um aumento considerável do faturamento da empresa. Isso ocorre por 2 fatores:

  1. O esforço para se fechar negócios provenientes de indicações de clientes satisfeitos é imensamente menor do que clientes potenciais provenientes de ações de marketing;
  2. Alguém já ouviu falar que 1 cliente insatisfeito vale por 10 satisfeitos? É, eles fazem barulho, arrasam com a sua marca. De nada adianta todo o esforço e investimento em marketing se a sua marca não tem bom nome no mercado;
  3. A segunda, terceira, quarta, enfim, vendas subsequentes para um cliente de base são muito mais baratas e simples (Conceito de Upsell , que nada mais é do que a Venda Adicional).

O que quero dizer com isso é que a venda não acabou. Não podemos ser míopes, simplesmente controlando nosso “ funilzinho ” sem nos preocuparmos com o todo.

Por isso, nossa metodologia busca o controle completo de todo o CICLO DE RELACIONAMENTO, em que as ações de FIDELIZAÇÃO, são tão ou mais importantes que as ações de VENDAS, pois não somente garantirão a longevidade de nossos clientes conosco (Contratos), mas também aumentarão nossas vendas recorrentes e/ou futuras vendas.

Em nosso e-book falamos mais detalhadamente sobre os Funis Fundamentais e todos os Passos da Aceleração Comercial.

Confira o vídeo abaixo com a explicação do Thiago Nabuco e do Daniel Selles sobre um pouco dos Funis Fundamentais:

Esse vídeo é parte do vídeo Gestão Comercial 360°clique aqui para ver por completo.

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